Como deixar o cliente encantado? 9 dicas valiosas!

Conquistar um cliente não é uma tarefa fácil. É preciso muito investimento e ele precisa ser constante para dar certo. Não estamos falando apenas da questão financeira, mas principalmente, do investimento em bom atendimento. Hoje em dia, deixar o cliente satisfeito não é o bastante, é preciso manter o cliente encantado.

Mas o que é um cliente encantado? É aquele que sente as expectativas superadas sobre o seu negócio. Ele te procurou para ter um valor “A” e conseguiu um “A+”.

O seu negócio superou as expectativas dele e isso é bem fácil de fazer seguindo táticas de um bom atendimento.

Por isso, preparamos para você uma lista com dicas valiosas sobre como encantar o cliente. Confira!

9 formas de deixar o cliente encantado

1. Tenha empatia

Essa é uma das melhores formas de encantar o cliente. Ter empatia é se colocar no lugar do outro, é mostrar que você entende a dor do outro e que está ali para ajudá-lo.

Pode parecer algo simples de fazer, mas não é. Se colocar no lugar do outro é uma das coisas mais raras que existem hoje em dia. As pessoas gostam muito de falar de si e isso pode ter um problema na hora de se comunicar com o seu cliente.

Mas nada que a prática não resolva. Tente praticar a empatia no dia a dia e quando for lidar com o cliente, isso será algo natural.

2. Responda o mais rápido que puder

Uma das coisas mais comuns hoje em dia é perder uma venda por falta de comunicação com os consumidores. Principalmente se você gosta do famoso “preço inbox” e não tem disponibilidade para responder sempre que for necessário.

Estabeleça horários máximos para um retorno e sempre tente resolver a dúvida do cliente o mais breve possível.

Você pode, por exemplo, olhar as suas redes sociais de 1 em 1 hora para garantir que todos recebam as informações que precisam.

3. Aplique pesquisas de satisfação

Uma das formas de saber como está o seu atendimento e se os seus clientes estão encantados é por meio de pesquisas de satisfação.

Você não precisa contratar um software ou fazer algo muito elaborado. Pode enviar mensagem pelo WhatsApp com uma pergunta simples, por exemplo, “de 0 a 10 o que você achou do nosso atendimento?” Depois, pode pedir para explicar o motivo da nota.

Precisa ser algo rápido, pois as pessoas estão sempre com pressa e a maioria não gostam de responder pesquisas de satisfação. Portanto, seja objetivo.

4. Entenda o seu cliente

Fizemos um post aqui sobre como criar a sua persona e, a partir disso, você terá maiores condições de entender o seu cliente.

Você deve analisar, por exemplo, qual a linguagem que ele costuma usar, quais os horários que costuma entrar em contato, como gosta de ser chamado. Tudo isso precisa da sua máxima atenção, especialmente, se você promete um atendimento individualizado.

5. Analise grandes empresas

Hoje vemos empresas como Amazon, Nubank, Natura e várias outras que fazem muito sucesso.

E dos principais diferenciais que elas oferecem é, justamente, o bom atendimento.

A Amazon, por exemplo, é conhecida pela frase “totalmente obcecada pelo cliente”, a Nubank se destaca pelo atendimento humanizado e a Natura já ganhou o prêmio de melhor atendimento do país.

Então, se você analisar, essas empresas não cresceram por acaso, elas simplesmente focaram no ativo mais importante: o cliente.

6. Tenha boa vontade e demonstre isso

Uma das coisas que o cliente gosta de ver em quem atende é a boa vontade, ou seja, a disponibilidade para ajudá-lo, independentemente se ele vai realizar uma compra ou não.

Por exemplo, o seu cliente está procurando por algo que, segundo o seu controle de estoque, já foi vendido, mas você tem certeza que viu aquele produto e que ainda tem disponível. Se disponibilize para procurar e dê um prazo para o retorno, por exemplo,em 30 minutos.

Se ele quiser mesmo, ele vai esperar e vai ficar muito feliz ainda que você não tenha encontrado. Só de você demonstrar a sua boa vontade em atendê-lo da melhor forma possível, já faz toda a diferença! 

7. Treine a equipe

Você já deve ter ouvido uma famosa frase que diz “o olho do dono é o que engorda”. E isso costuma ser verdadeiro, mas talvez seja apenas por uma falta de motivação e treinamento do time.

Normalmente, são os seus funcionários que estão na linha de frente, ou seja, são eles que lidam com o cliente a todo momento.

Portanto, eles precisam entender a importância de um bom atendimento. Compreender que um bom atendimento leva a maiores vendas o que, por sua vez, gera mais lucros e eles podem ganhar maiores comissões.

A equipe precisa sentir que: se a empresa crescer, ela também cresce.

8. Facilite o contato 

Se tem uma da qual não podemos reclamar hoje em dia é não ter meios de comunicação suficientes para falar com os clientes.

Além do tradicional telefone, há diversas redes sociais e aplicativos de chat: WhatsApp, Instagram, Telegram, Página no Facebook, Linkedin, entre muitos outros.

Mas antes de sair criando perfis e páginas da sua empresa em todos esses locais, certifique-se de que você consegue dar conta de todos eles. Não tem nada mais chato do que o cliente entrar em contato ou colocar um comentário e não ter nenhum tipo de retorno.

9. Tenha um CRM

CRM é uma sigla em inglês que em bom português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Normalmente, as empresas usam softwares para isso, mas você pode fazer em uma planilha simples de excel ou um editor de texto simples ou até mesmo ferramentas de organização como o Trello e outras.

Ter um CRM é, basicamente, ter um local para anotar todas as informações do seus clientes: informações básicas (nome, data de nascimento, telefone e endereço), o que comprou na loja, quando entrou em contato, a data de compra, quanto tempo do primeiro contato até a compra, entre outros dados.

Isso não só vai ajudar a conhecer mais o seu público-alvo, mas vai ajudar, por exemplo, a oferecer um produto ou serviço exatamente quando o cliente precisa.

Deixar um cliente encantado não é algo muito difícil. Se você analisar bem, a maioria das dicas dadas aqui podem ser facilmente colocadas em prática no dia a dia. Por isso, comece hoje mesmo a encantar o seu cliente e a ter mais sucesso no seu negócio. 

Facilitar a compra do seu cliente também é uma forma de encantá-lo. Por isso, veja como criar um catálogo digital em apenas 6 passos!

Deixe uma resposta