Muitas pessoas criam uma conta no Instagram para uso pessoal, mas outras, tem a ferramenta para uso comercial. Essas pessoas conhecem bem o algoritmo do Instagram e usam isso a seu favor de forma séria e ganham muito dinheiro com produtos online de vários nichos.
Em 2016 o Instagram mudou sua forma de mostrar as postagens na timeline (linha do tempo), antes o que era mostrado de acordo com o tempo que tinha sido postado, com a mudança, as postagens que mais são vistas no feed, são aquelas que o algoritmo faz uma leitura melhor.
Mas como funciona essa leitura das postagens pelo algoritmo do Instagram? Essa e outras dúvidas, você terá a resposta com esse artigo que preparamos para você, explicando tudinho!
Continue a leitura para aprender a preparar um post que tenha uma boa leitura pelo Algoritmo do Instagram e bombar a visibilidade do seu negócio!
Leia também: 7 dicas para criar uma bio incrível no Instagram e atrair mais clientes!
O que é o algoritmo do Instagram?
É um conjunto de cálculos e critérios que são realizados de forma automática e que determina os posts que deverão aparecer primeiro para cada usuário da rede social.
Essa mudança na plataforma, que foi feita no ano de 2016, foi com o objetivo de mostrar para cada usuário, os seus principais interesses baseados em conteúdos mais curtidos, comentados e salvos pelo dono da conta.
Dessa forma a entrega dos posts será feita de forma mais personalizada e melhorar a experiência de uso de cada um.
Como funciona o novo algoritmo do Instagram?
Baseado em quanto tempo o usuário passa em cada publicação que lhe interessa, o Instagram entende que comercialmente falando, ele vai amar receber ofertas e anúncios de produtos ligados àquele assunto.
E dessa forma começam a aparecer anúncios patrocinados entre uma publicação e outra que passa pela sua tela.
Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?
Todas as contas comerciais que estão no Instagram, travam uma batalha diária para que o algoritmo do Instagram leia a sua publicação e entregue-a ao maior número de usuários.
Coloque em prática essas dicas que vamos te dar agora.
1. Conheça o melhor horário para postagem
Saber o melhor horário para a postagem é fundamental, pois ele indica que a maioria dos seus seguidores estão online naquele momento e terá mais probabilidade de receber a sua publicação.
Para saber quais os melhores horários, clique no botão “insights” e além de saber os melhores horários para publicar, você terá informações do seu público como: gênero, cidade, país.
Além disso, dessa forma, poderá criar publicações que interesse a maioria do seu público, e saber se a sua persona e seu público são compatíveis.
2. Desenvolva um relacionamento com os seus seguidores
Uma das formas que o algoritmo do Instagram mais leva em consideração é o relacionamento entre a página e o seu público.
Por isso, sempre responda aos comentários e mensagens no direct, de forma intimista se puder, responda com vídeos, a leitura do algoritmo sempre lê vídeos melhor do que textos.
3. Crie publicações compartilháveis
Quando o seguidor se identifica com o conteúdo, há grandes chances dele compartilhar a sua publicação com a audiência dele e assim criar uma divulgação orgânica e gratuita do seu negócio, fazendo o algoritmo do Instagram entender que o seu perfil entrega conteúdo de qualidade.
4. Produza imagens e vídeos com qualidade
O Instagram é uma rede social de imagens, e por isso seu algoritmo faz uma leitura melhor de imagens que tenham qualidade.
Cores bem definidas e foco das imagens são fundamentais para uma postagem aparecer no explorar da rede social. Faça muitos vídeos e utilize o Reels! Esse recurso está dando o que falar e conseguindo um grande alcance!
5. Use e abuse dos stories
Sem dúvida alguma, o story do Instagram é uma ferramenta importantissima de contato direto com a sua audiência
Você consegue criar conteúdo diário de forma mais leve, já que ele disponibiliza vários recursos que permitem um contato mais intimista com os seus seguidores.
Conteúdos que você pode criar e que te ajudar com a leitura do algoritmo do Instagram:
- enquetes com perguntas que tenham a ver com sua persona e com o seu produto;
- batalhas com votações para escolher um ou outro, por exemplo: um look ou outro (no caso de loja de roupa);
- caixinha de perguntas com temas específicos, mas nada de colocar a caixinha com apenas “faça uma pergunta”, sem um tema para as perguntas os seus seguidores não vão aderir à brincadeira, e a caixinha não vai ajudar em nada o algoritmo levar o seu perfil para mais pessoas;
- detalhes dos produtos;
- bastidores da produção do que você faz (seja uma confeitaria ou uma loja que recebeu mercadoria nova) e quer que os clientes se sintam parte do processo.
6. Contrate Influenciadores Digitais
Podemos considerar os Influenciadores Digitais um novo Outdoor, são eles quem mais tem chances de mostrar a sua marca e o seu produto para o mundo.
Muitos destes profissionais têm uma audiência muito grande e seus seguidores costumam comprar tudo que eles divulgam.
Eles vão aumentar o número de seguidores na sua página e você precisa estar preparado para responder a todas as dúvidas e demandas geradas pelos seus novos seguidores.
Mas certifique-se que a audiência do profissional em questão, tenha o perfil da sua persona para que eles se interessem pelo seu negócio e amplie a visitação em sua página, sendo convertida posteriormente em vendas.
7. O poder das Hashtags
Antes se falava em até 30 hashtags por publicação, hoje em dia, após mudanças constantes no algoritmo, o Instagram aconselha a usar no máximo 5 delas para não correr o risco de ter sua publicação punida.
Cuidado com as Hashtags utilizadas, algumas delas estão banidas e além do algoritmo não entregar a sua publicação, você pode levar um bloqueio da rede social.
O ideal é que você faça pesquisa antes de ir colocando todas que achar que tem a ver com sua publicação.
Para concluir, tudo o que aumenta o seu engajamento (comentários, curtidas, encaminhamento e salvamento da publicação), vai fazer o algoritmo do Instagram ler melhor a sua postagem e entregar a mais pessoas dentro da plataforma.
Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!