Já ouviu falar em catálogo digital? Trata-se de uma ferramenta na qual você poderá adicionar todos os seus produtos de forma detalhada, descrevendo modelos, cores, preço, forma de pagamento e muito mais.
É uma ótima maneira de, por exemplo, facilitar a sua vida e a do seu cliente, pois sempre que ele pedir para ver seus produtos pelo WhatsApp, por exemplo, basta enviar o link do catálogo e não mais todas as fotos, colocando preço em cada uma.
É um custo de tempo totalmente desnecessário, além de não dar uma ideia tão profissional.
E, para ajudá-lo a fazer o seu próprio catálogo digital, listamos abaixo um passo a passo para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Confira!
Para que eu preciso de um catálogo digital?
Antes de explicar como fazer um catálogo digital, você precisa entender primeiro por que precisa de um.
Afinal de contas, não faz o menor sentido fazer algo sem motivo e se não está alinhado com o que a sua empresa precisa.
Vejamos alguns bons motivos para criar um catálogo digital para sua empresa:
- é muito mais funcional para o cliente;
- ajuda a aumentar as vendas;
- é mais fácil para o cliente ver todos os seus produtos e escolher o que precisa;
- menor custo comparado a ter um site, por exemplo;
- possui um link que pode ser enviado por qualquer rede social;
- gerenciamento de um único local;
- visual mais profissional do seu negócio.
Com todos esses benefícios, ter um catálogo digital é exatamente o que você precisa, especialmente se você for um pequeno empreendedor ou estiver começando agora. Mas a verdade é que ele é útil para todo mundo e para os mais diversos nichos.
Passo a passo para criar o seu catálogo digital
Agora sim, vamos iniciar um passo a passo para criar um catálogo digital para o seu negócio. Confira!
Passo 1: conheça o seu público
Você já tem uma persona? Esse é um passo muito importante, pois o uso de um catálogo digital precisa estar de acordo com o comportamento da persona da internet.
Ela usa muito as redes sociais? Gosta de receber mensagens por WhatsApp? Como ela se sente mais confortável ao comprar um produto de forma online?
São perguntas que você se deve fazer para começar o seu catálogo da melhor forma possível.
Passo 2: tire foto de todos os seus produtos
Esse é outro momento de grande importância, afinal de contas, uma imagem vale mais do que mil palavras.
Tirar uma boa foto dos seus produtos pode fazer a diferença entre ganhar ou perder vendas, por isso, este passo precisa ser feito com calma e um bom planejamento, principalmente se você tem uma grande quantidade de produtos.
Primeiro separe cada uma das peças e determine se você vai tirar as fotos de uma vez ou vai determinar uma quantidade por dia, por exemplo, 30 fotos por dia.
Você também pode se organizar por categorias. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode tirar fotos de todas as blusas hoje, amanhã tira de todas as calças, no dia seguinte de todos os vestidos e assim por diante.
Você não precisa de uma câmera profissional ou algo do tipo. É possível tirar boas fotos com a câmera do seu celular usando algumas estratégias:
- mantenha a lente sempre limpa;
- use o modo retrato sempre que puder;
- escolha um ambiente sempre iluminado (prefira fotografar durante o dia);
- não use o zoom;
- segure o celular sempre com as duas mãos;
- assim que tirar a foto, edite para remover possíveis imperfeições.
Passo 3: pense em bons títulos para as imagens
O título de cada produto é muito importante, não só para que o cliente possa fazer uma busca e encontrar o que precisa como também para chamar a atenção dele.
É importante ser bem objetivo e dizer em poucas palavras o que se deseja.
Por exemplo, você pode colocar o nome do modelo e a marca se for algo que chame a atenção. Pode colocar também o nome da cor, como Vestido Midi Preto.
Evite redundâncias também. Se o produto já está na categoria masculina, não precisa colocar “sapato masculino”. É usar palavras de forma desnecessária.
Passo 4: capriche na descrição
A descrição é o momento certo para valorizar o seu produto, para colocar todas as características importantes sobre ele.
É o local para colocar de que tecido ele é feito, sobre as medidas, o acabamento, se é algo que está em alta no mercado e assim por diante. É interessante que, por meio dessa descrição, o cliente tenha uma ideia real sobre como é o seu produto.
Passo 5: determine o preço
Se nas redes sociais ainda rola a polêmica sobre colocar preços ou não nos produtos, aqui essa discussão não existe.
O catálogo digital deve funcionar como sua loja virtual, ou seja, o cliente não deve precisar entrar em contato com você para saber detalhes sobre o seu produto, principalmente o preço. O valor da mercadoria não é um baú do tesouro para se tornar um grande segredo.
Além de colocar o preço, coloque também as formas de pagamento aceitas pela empresa: cartão de débito, cartão de crédito, chave Pix, boleto ou qualquer outra.
Lembre-se: a ideia é facilitar a vida do seu cliente, então quanto mais informação melhor.
Passo 6: tenha uma plataforma pronta para montar o seu
Montar um catálogo digital pode ser algo um pouco complicado, especialmente se você não entende muito sobre internet e ferramentas digitais como editores de imagem, escolher tamanho padrão das fotos, entre vários outros conhecimentos que são necessários.
Ter uma plataforma na qual você só precisa adicionar as imagens e as informações dos seus produtos é muito mais prático.
Principalmente se, por meio dela, o cliente já consegue efetuar o pagamento. Tudo feito de maneira automatizada e segura.
Com o Meu Catálogo Digital você consegue criar o seu catálogo em 5 minutos e consegue gerenciar tudo pelo celular de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, você pode usar meios de comunicação que já utiliza como o WhatsApp.
Quer saber melhor como funciona e como adquirir o Meu Catálogo Digital? Então, acesse o nosso site e conheça!
Anytime Fitness – 2360 W Camp Wisdom Rd, Ste 190 Grand Prairie, TX – Health & Fitness, Exercise & Fitness Programs, Health Clubs – (469)-278-7200 anastrazolos sprint “snacks” to improve aerobic fitness – exercise science