8 dicas para vender mais pelo WhatsApp

Dicas WhatsApp

Só no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas usando o aplicativo e isso é mais que metade da população. Sendo assim, aprender como vender mais pelo WhatsApp pode ser uma ótima estratégia para sua empresa.

Não importa qual o seu objetivo. Por exemplo, se você está abrindo um negócio, pode usar a ferramenta para divulgá-lo. Se você quer aumentar as vendas, o app também pode ajudá-lo nisso.

Mas quais são as melhores estratégias para usar no WhatsApp? Como adaptar o aplicativo ao seu negócio para vender mais? Confira as dicas abaixo!

Como vender mais pelo WhatsApp?

1. Use WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp que já conhecemos, porém, adaptada para empresas.

Esse aplicativo possui algumas funcionalidades que deixam o seu negócio com um visual mais profissional.

Por exemplo, você coloca a logo da sua empresa na imagem do perfil, coloca um link de site ou mesmo uma rede social como o Instagram ou de outro tipo de serviço que tenha como um catálogo virtual. É bem simples de usar.

2. Use listas de transmissão

Os grupos costumam ser a primeira opção de muitos empreendedores, mas isso pode ser um tiro no próprio pé.

Se coloque no lugar do cliente. Ele já pode estar participando de diversos grupos e quase todos devem estar silenciados. Adicionar mais um a essa lista só vai estressá-lo e é bem capaz que ele saia.

A ideia é sempre facilitar a vida do seu cliente e não dificultá-la.

Portanto, uma boa ideia é usar a lista de transmissão. Com ela você pode mandar uma mensagem individual para cada pessoa. 

E, a primeira mensagem, deve ir com um alerta, por exemplo, informando que se a pessoa não quiser mais receber as mensagens, pode pedir para sair da lista a qualquer momento.

É uma ótima opção para divulgar as novidades que chegaram, seus cases de sucesso (prova social), explicar melhor como funcionam os seus serviços, oferecer dicas e muitos mais.

3. Use o WhatsApp Web

O WhatsApp Web é uma forma de acessar o seu aplicativo pelo computador ou notebook.

Costuma ser uma opção mais prática e rápida para enviar mensagens, links, imagens e outras informações relevantes.

É uma excelente estratégia para quem passa o dia na frente do computador trabalhando e não tem que recorrer ao celular a todo momento.

4. Conquiste contatos por outros meios

Sabe aquele link da bio no Instagram? Você pode colocar um link de acesso direto para o seu WhatsApp. Assim, no texto das postagens você pode criar a seguinte chamada para ação: “acesse o link na bio e entre em contato”.

É muito mais fácil para quem está interessado nos seus produtos clicar no link da bio e ir direto para o seu WhatsApp do que salvar o seu número na lista de contatos.

O mesmo vale para o Facebook. Sempre que for compartilhar algo relacionado ao seu negócio, como produtos e serviços, coloque o link que leve a pessoa a falar com você pelo WhatsApp.

E, para quem quer colocar mais de um link ao mesmo tempo, uma dica é o site Linktree que oferece esse serviço de forma gratuita.

5. Responda em até 24 horas ou menos

Oferecer um bom atendimento é uma premissa básica quando o assunto é aumentar os lucros e virar referência no mercado.

Demorar mais de um dia para responder o cliente é uma prática não recomendada.

Assim, se você não tiver condições de prestar um atendimento rápido e eficiente aos seus clientes por meio do WhatsApp, é melhor usar esse app quando isso for possível.

Pode acontecer de as pessoas verem o seu negócio com maus olhos só por conta dessa demora. Afinal, tudo hoje em dia é para ontem!

Pelo WhatsApp Business você pode criar mensagens de forma automática. Assim, quando alguém mandar algo, logo em seguida aparecerá uma mensagem para ele informando o tempo de espera e o horário de funcionamento do seu negócio.

Tudo isso é você quem configura, assim, pode colocar um texto com a cara da empresa.

6. Use o status do WhatsApp

O status é do WhatsApp é como se fosse o stories do Instagram.

É o local perfeito para colocar os bastidores do seu negócio. Por exemplo, chegou uma novidade que ainda está dentro da caixa. Você pode gravar um pequeno vídeo mostrando as caixas e dando aquele ar de mistério e chamando as pessoas para conhecer as novidades.

Também pode colocar fotos da sua empresa, do seu dia a dia e também coisas que não são tão relacionadas ao trabalho para mostrar também o lado humano do negócio.

7. Use comunicação personalizada

Antes de começar a criar conteúdo para sua empresa, você precisa definir o tom de voz da sua marca. É uma ótima forma de como vender mais pelo WhatsApp.

É mais descontraída? Mais formal? Vai usar gírias? Memes? Será um conteúdo mais informativo? Tudo isso vai depender de quem é a sua persona.

Por exemplo, se você vende para o público mais jovem como pessoas de 20 e poucos anos, então uma linguagem mais descontraída com algumas gírias pode ser interessante.

8. Faça pesquisas de satisfação

Receber um feedback dos seus clientes é algo extremamente valioso. É por meio dessas informações que você vai saber se está indo pelo caminho certo, no que precisa melhorar, o que precisa mudar e assim por diante.

Existe uma ferramenta chamada Google Forms que é gratuita e você pode criar um formulário por lá.

O ideal é que seja com poucas perguntas, por exemplo, cerca de 5 e com respostas objetivas. Você até pode deixar um espaço para que a pessoa dê opinião sobre sua empresa no formato de pergunta aberta, mas de maneira que não seja obrigatória a resposta.

Aprender como vender mais pelo WhatsApp não é complicado, mas exige dedicação. Não deixe as dicas daqui apenas no campo das ideias, tire-as do papel e coloque em prática. Nesse início, é importante olhar tudo como um teste e ir ajustando conforme o tempo for passando.

Quer receber mais dicas que vão ajudar o seu negócio a vender mais? Então, siga a gente nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta