Desafios do empreendedorismo no Brasil!

Há muitos desafios do empreendedorismo no Brasil, mas se muitos conseguiram vencer, você também pode. Afinal de contas, não há desafio que não possa ser superado, mas você precisa de disciplina, persistência e informação.

Por isso, é importante que você tenha em mente e entenda bem quais são os principais desafios que um empreendedor precisa enfrentar para ter sucesso no negócio.

Para ajudá-lo nisso e tornar esse processo mais fácil, listamos abaixo quais são eles e como resolver cada um. Confira!

6 principais desafios do empreendedorismo

1. Formalizar o negócio

Ter um negócio dentro da lei pode ser sim um desafio. É claro que hoje temos a facilidade do MEI (Microempreendedor Individual) para isso, mas mesmo assim, as coisas podem se complicar.

Para abrir um MEI você não pode ter outra empresa aberta em seu nome. Portanto, se tiver alguma em aberto, vai ter que pagar as taxas tributárias que ficaram correndo todos esses anos para se formalizar como microempreendedor.

Como resolver? Não tem muito o que fazer a não ser procurar um contador, explicar a situação, dar baixa na empresa e pagar pelos serviços. Mas com certeza vale muito a pena, pois assim você poderá dormir de forma muito mais tranquila.

2. Gerir pessoas 

Quando começamos um empreendimento, achamos que basta comprar a mercadoria e colocar para vender. O negócio começa a crescer, contratamos mais pessoas sem saber ao certo como lidar com todas elas, como lidar com uma equipe.

Pois é, esse é um ponto de grande importância e um desafio para diversos empreendedores. Afinal de contas, você entende muito bem do seu negócio e nunca imaginou que precisaria entender de pessoas também. 

Mas, se você pensar que as pessoas são o maior ativo de qualquer empresa, vai entender a importância de conseguir lidar com elas.

Pense bem, o que seria de uma empresa sem os funcionários? Os clientes estão no topo, é claro, mas para que o seu negócio consiga crescer você vai precisar de pessoas qualificadas para te ajudar. Sendo assim, precisa investir mais nisso.

Como? Faça cursos na área de gestão de pessoas. Você não precisa ser um expert no assunto, até porque você não vai se transformar no RH da empresa propriamente dito, mas vai precisar exercer algumas funções.

Por exemplo, é essencial entender o que cada um faz de melhor e como reorganizar os colaboradores em funções nas quais eles poderiam oferecer muito mais resultados.

3. Gestão financeira

Esse é um ponto de grande importância para qualquer empresa, afinal de contas, sem dinheiro não dá nem pra começar um negócio.

Existem muitas pessoas que olham a vida de empreendedor com muito glamour, mas se esquecem que, por trás de tudo aquilo, tem muito trabalho duro, noites em claro e muitos anos até receber lucro ou algo significativo.

Existem algumas coisas simples a se fazer quando o assunto é gestão financeira. Por exemplo, você precisa separar as suas contas pessoais das contas da empresa, precisa entender que ela precisa de uma reserva, um capital de giro, especialmente nos primeiros anos de funcionamento.

O ideal é que, no início, você faça cursos sobre o assunto e quando tiver dinheiro suficiente, pague um consultor financeiro ou alguém de sua extrema confiança que possa tomar conta das suas finanças.

4. Burocracia

O Brasil é muito famoso por isso e é quase sinônimo de processo burocrático. Isso significa que para que algo se concretize são necessários muitos documentos, idas e vindas em órgãos públicos, pagamentos de taxas e assim por diante.

Os impostos e taxas são as duas coisas que mais incomodam nesse aspecto, principalmente, porque os valores mudam a todo momento porque a legislação tributária muda o tempo todo. Isso, sem falar nos prazos.

Uma forma de tentar resolver isso da melhor maneira possível é, por exemplo, contratando um contador para o seu negócio. Esse profissional tem que, obrigatoriamente, estar sempre atualizado sobre o assunto. Sendo assim, você pode focar melhor no seu empreendimento e terceirizar a parte burocrática.

5. Alta concorrência

De fato, existem alguns nichos de mercado que possuem muita concorrência: loja de roupas, sapatos, bares, restaurantes, loja de informática e outros, sem falar nos profissionais autônomos.

Por mais que você esteja abrindo um negócio que vai competir com uma grande empresa da sua cidade, há sempre uma chance de oportunidade.

Por exemplo, tente focar no seu diferencial. Normalmente, lojas muito grandes não conseguem tratar todos os clientes pelo primeiro nome e ter essa relação mais íntima. Isso é algo que muita gente ama, pois sentem que não são apenas clientes para empresa, uma fonte de dinheiro, mas que são pessoas reais e que o empreendedor se importa com a dor delas.

Existem sempre algo de especial no seu negócio, algo que é diferente de outros. Até porque você é diferente de qualquer outra pessoa, assim como os seus funcionários. Portanto, pensem em como podem inovar e se destacar no mercado. A concorrência sempre existiu, existe e sempre existirá, cabe a você fazer dar certo.

6. Gestão empresarial

Mais um desafio muito comum entre os empreendedores. Gerir todo um negócio, com todas as variáveis do mercado e todos os fatores a serem analisados, realmente, é um grande desafio.

Você precisa fazer a gestão de pessoas, gestão financeira, pensar no marketing, nos produtos, no estoque, em como vender os produtos e assim por diante. 

Uma forma simples de resolver isso e que oferece bons resultados é a velha e boa organização.

Primeiro, você vai precisar organizar o seu tempo e montar uma lista de tarefas do que é necessário fazer no dia para cada setor. Evite ao máximo deixar algo para o dia seguinte, pois tarefas acumuladas tendem a permanecer acumuladas por muito tempo.

Além disso, você pode pedir ajuda à sua equipe. Não estamos falando em fazer com que ele exerça uma função diferente do que está no contrato (isso é contra lei), mas que trabalhe como um time. Faça reuniões, permita que eles ofereçam sugestões que podem facilitar o dia a dia. 

Vencer os desafios do empreendedorismo no Brasil está bem longe de ser uma tarefa simples, mas com esforço, é possível vencer um a um.

Quer mais dicas de como fazer o seu negócio se transformar em um empreendimento de sucesso? Então, confira o nosso conteúdo sobre como usar o WhatsApp para vender mais!

Deixe uma resposta