Saiba como vender online mesmo sendo um iniciante!

Vender online pode parecer uma tarefa bem complicada para algumas pessoas como as que nasceram antes dos anos de 1990 e não fazem parte da chamada geração Z, ou por algum motivo não tiveram acesso fácil à internet.

O fato é que o mundo se tornou tecnológico demais, a internet abre inúmeras oportunidades de começo de carreira e crescimento profissional contínuo para quem segue todas as regras.

Por isso todo empreendedor deve estar nas redes sociais, trabalhando no digital para aparecer e aumentar o seus lucros com vendas de produtos ou serviços prestados.

O empreendedor que não se adaptar à nova realidade do mundo digital, pode ficar apagado do comércio.

Continue a leitura para conhecer o passo a passo que criamos para você vender na internet.

6 passos para começar a vender a internet

Você está querendo empreender pela primeira vez ou já tem o seu negócio físico, mas acha que não consegue vender pela internet por achar difícil aprender a manusear as redes sociais?

Contudo, é um ambiente altamente competitivo, e para se destacar tem que saber o que está fazendo.

Mas não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar de forma simples, prática e sem burocracia o que você deve fazer para iniciar o seu e-commerce.

1. Crie um perfil no Instagram

O Instagram é a rede social mais acessada em todo o mundo, então se você quer entrar para o mundo do e-commerce (loja para vender online), é imprescindível ter uma conta lá. Veja o passo a passo:

  • Clique no link acima e siga os passos de preenchimento com o e-mail e telefone da sua loja;
  • Preencha os campos de categoria (salão de beleza, loja de roupa, pet shop, etc), no próprio local existem dezenas delas, e você vai clicar na que representa o seu empreendimento;
  • Deixe o perfil em formato comercial e interligue com a Página profissional do Facebook (Se você não tiver uma, o próprio Instagram vai te direcionar para criar a sua neste momento), para conseguir utilizar estratégias como promover publicações quando quiser turbinar alguma divulgação.

2. Defina uma persona

Para quem não está no meio digital, começo dizendo que persona é a pessoa que você deseja atingir, o seu foco, e assemelha-se ao “público alvo”.

Essa etapa do processo da construção da sua loja virtual é necessária porque é preciso saber qual é o perfil do seu cliente.

Toda estratégia de vendas e de marketing deverá ser voltada para essa persona com maior propensão a realizar compras no seu negócio..

3. Planeje o conteúdo que será postado na semana

Para faturar mais e conseguir clientes por todo país, um bom planejamento de postagem de conteúdo deve ser realizado pela equipe de marketing, ou por você mesmo se a sua empresa estiver começando agora e ainda não dispuser de uma equipe dessa.

O planejamento deverá seguir os interesses da persona, o calendário para não perder datas comemorativas, e a necessidade da empresa em relação a ofertas, por exemplo.

O que você vai divulgar, como vai ser divulgado, quais são as postagens a serem feitas em cada dia da semana, tudo isso deve ser pensado e organizado com antecedência.

O planejamento serve para que não tenha conteúdo repetitivo e que as postagens quando planejadas sejam elaboradas de forma a gerar resultados nas vendas.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar com o planejamento de conteúdo, leia o nosso blog post sobre as 6 ferramentas de organização para empreendedores.

4. Faça cursos continuamente

Em todas as profissões, o estudo nunca para para quem quer ser o melhor no que faz, e quer ter resultados positivos dos seus esforços.

Na internet, as coisas mudam muito rápido, o algoritmo das redes sociais mudam sempre e por isso indicamos que você esteja sempre atualizado, para saber quando mudar a sua estratégia de vendas e não ficar para trás.

Existem muitos cursos de Instagram e mídias digitais na internet com cursos gratuitos ou com preços acessíveis para te atualizar e dar as melhores dicas de postagens para a suas vendas online.

5. Pense se vai ou não fazer entregas

Em toda loja online, a questão do frete é sempre bem preocupante, já que costuma aumentar o valor da compra. 

Você pode optar por não fazer entregas se tiver dificuldade com isso, e se optar por realizar entrega, existem várias opções de frete.

A maioria dos consumidores, quando estão fazendo compras pela internet, esperam receber o seu produto no endereço de escolha, mesmo que seja na mesma cidade que a loja. Com exceções de algumas pessoas que preferem buscar no endereço seja por comodidade ou para não custear o frete.

6. Tenha um Catálogo Digital

Com o Meu Catálogo Digital te ajuda a vender de forma simples na internet através do Instagram, Whatsapp ou qualquer outra rede social de maior alcance na sua região.

Nele você terá todas as peças catalogadas de forma personalizada com fotos para facilitar a compra do seu cliente, tem controle de estoque, recebe os pedidos pelo WhatsApp, sem taxas e nem intermediários para cobrar comissão de vendas.

A melhor opção para auxiliar a vida do empreendedor que já está na internet e também os que estão iniciando suas vendas online, é ter um catálogo com suporte humano via WhatsApp, com opções de frete e de formas de pagamentos.

Por fim, é importante se manter confiante e com espírito de positividade para o desenvolvimento do seu negócio e fique sempre ligado nas novidades para manter o seu negócio de forma lucrativa no mercado.

Quer saber mais sobre a facilidade de vender com o Meu Catálogo Digital na internet mesmo sendo iniciante? Entre em contato com a gente!