Em meio à pandemia, muitas empresas tiveram que fechar as portas e outras conseguiram se adaptar. A solução foi começar a atuar muito mais de forma online o que, para alguns, se tornou a melhor solução. Os custos são menores e você pode alcançar pessoas de todo o Brasil. Mas como entrar uma boa opção de frete para pequenas empresas?
Uma das coisas que as pessoas mais reclamam na hora de fazer uma compra online é o valor do frete. Em alguns casos, o custo do transporte chega a ser maior que o próprio produto!
Você, é claro, está procurando uma boa opção, não só para o cliente, mas também para sua empresa, algo que não pese tanto no bolso. Pois bem, se você está precisando disso, confira abaixo o conteúdo no qual falamos sobre o assunto!
Veja também o nosso conteúdo com 6 dicas de como driblar os desafios dos empreendedorismo!
Correio ou transportadora: qual a melhor opção?
Sabemos que existem, basicamente, essas duas opções: usar os correios ou uma transportadora particular. Mas qual é a melhor opção para o seu negócio? Para isso, é necessário analisar os prós e os contras de cada uma e é exatamente isso que faremos abaixo.
Correios
Uma das principais vantagens dos correios é a credibilidade. Estamos falando de uma empresa pública, ou seja, uma empresa que pertence ao governo. Há também outras vantagens que esse tipo de frete consegue oferecer:
- preços acessíveis para mercadorias de pequeno e médio porte;
- alcance maior de território;
- se integra facilmente com a maior parte das plataformas de e-commerce.
Mas, como tudo na vida, os Correios têm pontos positivos e também negativos. Os principais são greves, maior risco de danos em caso de encomendas frágeis e problemas para enviar mercadorias de maior volume (o que acaba encarecendo o frete).
Transportadora
Bom, os pontos negativos dos Correios não serão encontrados aqui. A questão da greve, por exemplo, pode até acontecer, mas é bastante raro em uma empresa particular. E, ao contrário do que muitos podem pensar, nem sempre a transportadora particular possui um preço maior. Porém, para pequenas empresas, que possuem um volume de encomendas menor, o custo pode ser um problema.
Outro ponto positivo desse tipo de frete é que não costuma oferecer rastreamento do produto. Por exemplo, se você já comprou algo em grandes lojas de varejo, que possuem um próprio sistema de transporte (ou de terceiros), deve ter percebido isso. Na Amazon, por exemplo, é comum você só saber se já foi embalado, se já está no caminho e se já saiu para entrega. Porém, não temos como saber, por exemplo, em qual cidade está.
Boas opções de frete para pequenas empresas
Normalmente, os Correios podem não ser uma boa opção para pequenos empreendedores e, a depender da transportadora particular, o custo do envio da mercadoria pode ficar bem acima do esperado. Sem contar que a maioria das empresas costumam exigir um volume mínimo mensal de entregas para fechar contrato.
Se você está começando e deseja oferecer o serviço de entrega para outras cidades ou estados, veja abaixo algumas boas opções.
1. Loggi
Uma empresa de transportes de encomenda que atua nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e também nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Passou também a atuar em outras partes do Brasil como Recife e várias cidades. Ela atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas e possui um sistema de rastreio para que o lojista possa acompanhar a encomenda a qualquer momento.
2. Mandaê
Se você é de São Paulo e pretende, nesse primeiro momento, atuar apenas dentro do estado, a Mandaê pode ser uma boa opção. Ela tem como diferenciais o preço e a entrega rápida. Além disso, oferece ferramentas para acompanhar toda a logística de entrega da mercadoria.
3. Fedex
Você já deve ter visto um carro de entregas com o nome Fedex em algum filme norte-americano. Pois é, trata-se de uma empresa de transportes de mercadorias estrangeira, mas que já atua no Brasil e em diversos países do mundo há algum tempo. É perfeita para quem pretende expandir ainda mais os horizontes oferecendo produtos para qualquer ou quase qualquer parte do mundo.
Essa transportadora tem várias vantagens e, apesar de ser como os Correios dos Estados Unidos, não há restrição de peso, tamanho do produto ou quantidade. Isso ajuda muito caso você queira, por exemplo, vender produtos no atacado.
4. Melhor Envio
Uma das melhores opções para micro e pequenos empreendedores. Uma empresa 100% brasileira que consegue oferecer preços mais em conta para os lojistas, especialmente aqueles que estão iniciando as vendas para além dos limites do município.
Você não faz o contrato diretamente com as transportadoras ou Correios. É a empresa Melhor Envio que o faz e garante o volume de encomendas exigido em contrato com as mercadorias dos mais diversos lojistas que usam o serviço de entrega.
A sua loja faz o contrato com a Melhor Envio e ela, por sua vez, fecha contrato com empresas maiores. Assim, é possível conseguir um frete mais barato ainda que você não tenha volume de entregas.
Funciona de uma forma bem simples. Depois que você fecha contrato com a empresa fazendo o seu cadastro no site, você paga o frete e recebe uma etiqueta por e-mail. Você vai levar essa etiqueta e a sua mercadoria para os correios e enviar para o destino desejado.
Como você pode ver, existem boas opções de frete para pequenas empresas. O ideal é pesquisar bastante antes de dar o primeiro passo e não estamos falando apenas dos custos. Analise bem se a sua empresa está preparada para atuar fora do seu território. Por exemplo, como fará com a questão das devoluções que podem ser realizadas em até 7 dias após a entrega na casa do comprador? Tudo precisa ser avaliado.
Quer receber mais dicas de como melhorar o seu negócio? Então, segue a gente no Instagram e no Facebook!