Vale a pena fazer anúncios nas redes sociais?

Essa é, sem dúvida alguma, um dos principais questionamentos dos empreendedores, principalmente daqueles que cuidam da própria rede. Fazer anúncios nas redes sociais é mais um custo na cabeça de muitos, além de todos os outros que já existem.

Mas, respondendo à pergunta do título, sim, vale a pena anunciar nas redes sociais, ou seja, pagar para a rede mostrar o seu conteúdo para mais pessoas.

Porém, muita gente já perdeu um dinheiro considerável fazendo isso e, provavelmente, isso aconteceu porque fez sem nenhum ou pouco conhecimento sobre como as ferramentas funcionam. Além disso, é preciso montar toda uma estratégia que envolva, inclusive, análise de público-alvo, entre outros fatores.

Bom, se você deseja anunciar nas redes sociais, mas não sabe muito bem por onde começar, a gente te ajuda. Confira o conteúdo até o final e fique por dentro do assunto!

Post pago x post orgânico: qual a diferença?

Você já pode ter se deparado algumas vezes com o termo “post orgânico” e não ter ideia do que se trata. E, como vamos falar muito dele aqui, é preciso esclarecer esse conceito.

O post orgânico nada mais é do que o conteúdo que foi postado na sua rede social e que você não pagou por ele. Explicando melhor, você não pagou à rede social para que ela mostrasse o seu conteúdo para mais pessoas.

É o conceito justamente oposto ao que chamamos de post pago, como o próprio nome já diz. Você pode encontrar também os termos Facebook Ads ou Instagram Ads. Eles se referem à ferramenta de anúncios que essas redes sociais disponibilizam.

Por que fazer anúncios nas redes sociais?

Já falamos, logo no início do texto, que vale a pena investir em anúncios nas redes sociais. Agora precisamos falar o motivo ou os motivos para você fazer isso. E não só fazer por fazer, mas pensar que esse dinheiro não se trata de um custo, mas sim de um investimento. Vejamos alguns abaixo!

Garante maior visibilidade

Se você está começando um negócio ou está lançando um novo produto ou serviço, anunciar nas redes sociais é uma ótima opção. Você conseguirá mostrar a novidade para um maior número de pessoas e estamos falando de pessoas que estão, de fato, interessadas no que você tem a oferecer.

Alcança pessoas qualificadas

Isso significa que o seu anúncio será mostrado, preferencialmente, para pessoas que têm interesse no que a sua empresa tem a oferecer. Que já pesquisaram, em algum momento, sobre o seu produto ou serviço, já abriram algum anúncio na rede e assim por diante.

Para isso, é preciso a tal da estratégia e de uma persona muito bem estabelecida. Por exemplo, digamos que o seu negócio seja local e que você não pretenda vender para pessoas de outras cidades. Portanto, de nada adianta mostrar o anúncio para pessoas de todo o Brasil. Na hora de anunciar, limite o território e coloque apenas a sua cidade.

Mais tráfego para o seu site ou WhatsApp

Se você já tem um site ou mesmo um catálogo digital, você pode colocar o link no anúncio e levar as pessoas para esse local. Assim, elas podem conhecer todos os seus produtos e, quem sabe, encontrar exatamente o que elas precisam naquele momento.

Você pode, inclusive, colocar um link que leve as pessoas a falar com você pelo WhatsApp. É uma maneira muito mais simples de manter contato e que ajuda a gerar credibilidade. 

Para gerar o link para o seu WhatsApp você pode acessar um dos vários sites gratuitos e seguir o passo a passo. 

Investe de acordo com os lucros

Uma das principais vantagens de anunciar nas redes sociais é que não há um valor fixo de investimento. É possível, por exemplo, começar a anunciar no Facebook com pouco mais de R$ 5 por dia. Assim, para anunciar por 5 dias, você pagará cerca de R $27.

Quer alcançar um número maior de pessoas? Então, é só investir mais dinheiro no seu anúncio. Você pode também limitar o número de dias de acordo com uma promoção entre outras opções.

Como começar a anunciar?

Bom, agora que você já entende sobre todas as vantagens que os anúncios nas redes sociais podem trazer, é hora de saber como iniciar.

Primeiro, você precisa entender que cada rede social tem os seus próprios requisitos para permitir anúncios. Por exemplo, no Instagram, é necessário ter um perfil comercial ou de criador de conteúdo e essa conta deve estar associada a uma página no Facebook.

No Facebook e no Linkedin, é necessário, por exemplo, ter uma página. Já o YouTube possui outros critérios e assim por diante.

Então, o primeiro passo é entender como cada rede funciona quando se trata de anúncios e, principalmente, qual o valor mínimo que cada uma exige para anunciar.

Vejamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa tão importante e impedir que você gaste dinheiro à toa ou que, pelo menos, consiga um retorno que compense o investimento.

Saiba o que gera mais resultado

Se for para investir, que seja em algo que as pessoas gostem mais. Então, antes de anunciar um conteúdo seu, verifique qual deles gerou maior engajamento.

Isso você pode conferir nas métricas oferecidas pela própria rede social. Todas elas fornecem dados valiosos sobre esse assunto. Assim, é possível saber qual o tipo de conteúdo e formato que as pessoas gostam mais.

Publique formatos variados

E falando em formatos, uma das dicas que podemos dar para anúncios nas redes sociais é justamente variar ao máximo o conteúdo.

Isso também vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o seu público. Por exemplo, eles gostam mais de vídeo? Quanto tempo desse vídeo ele costuma assistir? Será que é melhor legendar ou não? São variáveis que costumam fazer muita diferença na sua estratégia.

Contrate alguém que entenda do assunto

Se você leu este conteúdo até aqui e ainda se sente um pouco perdida(o), a dica que podemos te dar é: contrate um profissional especializado no assunto.

Analise o mercado, veja quanto custa esse serviço e faça um teste ao menos. Há muito mais chances de o anúncio gerar maiores resultados e você pode usar o seu tempo para focar no que realmente entende: no seu negócio.

Fazer anúncios nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisa acompanhar isso. Pode começar aos poucos — e aconselhamos bastante que assim seja — e, invista na mesma proporção dos seus resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe a gente pelas redes sociais — Facebook e Instagram — e não perca mais nenhum blog post do Meu Catálogo Digital!