14 formas de aumentar o engajamento no Instagram de forma prática

Aumentar o engajamento do instagram, é uma das maiores dificuldades das empresas, e isso é fundamental para que haja sucesso no objetivo da sua postagem.

O instagram é a ferramenta de vendas que mais vem conquistando os empresários, microempresários, empreendedores e pessoas de todas idades e classes sociais.

Por isso, novas formas de divulgação de produtos, serviços e profissões estão surgindo. Continue lendo para saber como aumentar o engajamento do seu instagram.

O que é esse tão falado “engajamento” no instagram?

Engajamento é a medida de quantas vezes os seus seguidores curtiram, salvaram, comentaram e enviaram um post seu num certo tempo.

Bem como as vezes que responderam os seus stories, reagiram de alguma forma ou responderam as enquetes e caixinhas de perguntas. Quanto mais as pessoas acionam algumas dessas ferramentas, mais aumenta o engajamento no Instagram.

Essas ações dentro do Instagram são chamadas de métricas mensuráveis, ou seja, aquilo que dá pra medir em números.

Com que frequência eu posso medir o engajamento no Instagram?

A frequência ideal para medir o engajamento, varia entre 24 horas, 7 dias ou 30 dias. E está disponível todos os dias para você avaliar se ele aumentou ou não. 

Na aba “insights” da página de uma conta comercial já existem os 3 tempos, e você pode fazer comparativos desses dias lá mesmo através de gráficos fornecidos pelo próprio Instagram.

Por que preciso aumentar o engajamento no Instagram?

Se o seu objetivo é levar alguma mensagem para um certo grupo de pessoas, aumentar o engajamento no Instagram nas suas publicações faz o algoritmo da rede social entender que sua mensagem é relevante.

Aumentando o engajamento no instagram, maior será a entrega do seu post do feed ou do story para mais pessoas com interesse naquele assunto abordado por você.

Essa mesma regra vale para quem quer vender algo. E vendas no instagram é cada vez mais normal, afinal, hoje essa rede social já é considerada uma das maiores plataformas do e-commerce.

Agora que você já sabe o que é e para que serve, vamos te dar dicas de como aumentar o engajamento no instagram de forma prática.

14 dicas práticas para aumentar o engajamento no instagram

Quando falamos de engajamento, não se trata do número de seguidores, mas do grau do envolvimento deles, do interesse e da interação que as pessoas demonstram em relação aos seus posts. 

1. Use boas hashtags

Elas devem fazer sentido de seguimento, localização, produto, sua marca e funcionalidade. Devem ser usadas com moderação. Procure misturar hashtags mais gerais, que possuem mais seguidores, com as mais específicas do seu negócio e postagem.

2. Faça um roteiro para suas postagens

Um roteiro facilita manter a frequência de publicações e faz com que você ganhe pontos com o algoritmo aumentando o engajamento no Instagram.

3. Coloque o endereço no campo “localização”

Sempre que alguém clicar lá, o Instagram abre no site ou app de mapa e você pode ajudar o seu cliente a saber se consegue retirar o produto.

Além disso, ajuda o post a aparecer na mesma localização em outras postagem.

4. Publique no melhor horário

O melhor horário é aquele que seus seguidores mais interagem na plataforma.

Na aba ”insights”, o Instagram já faz essa medida e te mostra qual o melhor horário através de gráficos numéricos.

5. Faça legendas com chamadas para alguma ação

Postagens de qualidade envolvem legendas interessantes, elas são essenciais para atrair, envolver, explicar e complementar a imagem. Mas, para fazer com que haja um melhor engajamento, é importante levar o leitor a fazer algo.

Por isso, ao final do texto ou no próprio texto da imagem faça uma sugestão usando o verbo no imperativo como: “comente sua dúvida abaixo”, “marque um amigo”, “salve este post” e assim por diante.

6. Legende os vídeos

Segundo a própria plataforma, 40% das pessoas veem os vídeos e histórias sem som. Legendar significa que não só os 60% que veem com som, saberão do que você está falando.

7. Mantenha seu feed atualizado

O importante é sempre fazer com que seu seguidor veja suas postagens com frequência.

O indicado é que se tenha ao menos 1 (um) post de qualidade por dia no feed para aumentar o engajamento no Instagram.

8. Faça perguntas para seus seguidores

Use as caixas de perguntas, testes e enquetes do story para saber o que o seu cliente acha do seu produto e compartilhe as respostas legais.

Crie o hábito do seu seguidor/cliente se sentir importante, afinal, eles são seus melhores divulgadores.

9. Jamais esqueça de responder seus seguidores/clientes

Os comentários ou as mensagens diretas não devem ficar sem resposta.

Independente se a sua empresa é micro ou macro, essa prática aumenta o engajamento no Instagram, e consequentemente o seu negócio.

10. Crie conteúdos que as pessoas tenham vontade ou necessidade de salvar

O conteúdo salvável pode ser qualquer informação que você saiba que o seu público vai querer revisitar para realizar alguma ação mais tarde.

Os tutoriais, por exemplo, são os posts que ajudam a aumentar o engajamento no instagram, e eles devem estar dentro do seu nicho.

Seu público pode usar como fonte de pesquisa ou de análise de estratégia, além de querer salvar, as pessoas tendem a compartilhar e marcar outros usuários no post.

11. Esteja atento ao que está em alta, inclusive os memes!

Você pode utilizar isso nos seus stories, posts e legendas. Os memes ajudam muito a aumentar o engajamento porque costumam ser muito compartilhados. Lembre-se: escolha aquele que tenha a ver com seu negócio e que se encaixe bem no momento atual.

12. Faça “colabs”

Nada mais é do que ações organizadas de colaboração entre empresas ou/e entre pessoas, onde um fará a divulgação do outro no seu Instagram e os dois saem ganhando audiência que podem ser revestidas em clientes.

13. Conheça influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são muitas vezes chamados de “outdoor da modernidade”, por isso trace estratégias de marketing que os inclua. Isso costuma aumentar muito o engajamento, pois são pessoas que passam confiança e credibilidade.

14. Seja criativo

Se você não é criativo, contrate uma pessoa que seja para cuidar das suas redes sociais. Não poste sempre coisas seguindo um único modelo.

Seu perfil precisa ser atrativo para a sua audiência.

Mais do que atrair e estimular o envolvimento das pessoas com as suas publicações, é preciso compreender o comportamento do seu público, criar estratégias para que a interação seja duradoura. Assim, aumentar o engajamento no Instagram será uma tarefa fácil.

Gostou? Então, siga o Meu Catálogo Digital nas redes sociais para mais dicas: Instagram e Facebook!

Deixe uma resposta