Vender roupas online, o chamado e-commerce, tornou- se uma atitude inteligente dos empreendedores e por isso está cada vez maior em todo o mundo.
No ano de 2020 a venda de roupas online aumentou praticamente em 30% nos Estados Unidos, segundo dados do site Statista, e aqui no Brasil não ficou diferente disso.
O valor movimentado pelo e-commerce no ano passado foi de R$ 87,4 bilhões. Por isso, não é de se estranhar que o segmento de moda chame tanto a atenção das pessoas que querem vender pela internet.
O comércio de roupas online vai além de lojas que vendem roupas novas, afinal, a ideia de reutilização está muito em alta, e fez aumentar a venda de roupas online nos chamados Brechó ou Bazar, onde pessoas vendem ou trocam aquelas peças que não lhe servem mais.
Você tem vontade de vender roupas online e não sabe por onde começar? Ou já possui uma loja física e quer expandir o seu negócio?
Aqui vamos te dar dicas de como organizar e vender roupas online. Continue lendo e confira essas dicas.
7 dicas para vender roupa online e lhe tirar do aperto.
A moda é um assunto que está sempre em alta dentro e fora do ambiente virtual, afinal ela pode mudar rapidamente de um mês para outro através de uma blogueira que lança uma tendência, ou uma marca que chega avassaladora com alguma novidade que todo mundo quer.
E ainda, as estações do ano como verão e inverno definem a mudança de prioridade das peças no nosso guarda-roupa.
Portanto, se prepare para vender muito e se especializar neste tipo de e-commerce depois deste artigo.
1. Escolha seu nicho
Neste caso aqui, como estamos falando do segmento roupa, escolher nicho significa qual tipo de roupa você quer vender e para quem você quer vender: escolha seu público e sua persona.
Ele pode ser para um público feminino ou masculino, moda praia, ou roupa social, roupas para crianças, moda evangélica ou fardamento estudantil. E esses são alguns exemplos de nicho.
Nós indicamos que você escolha um ou dois segmentos para vender roupas online, para não ficar muito amplo e focar para se tornar excelência no atendimento e entrega do que propõe ao seu cliente.
2. Encontre bons fornecedores
Um bom fornecedor para sua loja de venda de roupas online, vai:
- te enviar seus pedidos no prazo estabelecido;
- te dar um atendimento personalizado e gentil;
- ser fiel na descrição do produto para que você escolha com a certeza do que está pedindo;
- ter um bom preço para garantir a você uma revenda com lucro satisfatório;
- ele te dará prazo para pagamento das suas faturas ou desconto em casos de pagamentos à vista;
- e além de tudo, um bom fornecedor, terá peças de qualidade.
Sendo assim, é essencial pesquisar sobre os melhores fornecedores do nicho que você escolheu para sua venda de roupa online e pedir o orçamento para cada um dos selecionados.
Lembre-se de que nem sempre o fornecedor do menor preço é a melhor escolha. Estude o melhor custo-benefício apresentado pelas empresas antes de fechar negócio, diante desta lista que apresentamos acima.
3. Faça uma gestão de estoque
Até nas vendas online de roupa, o estoque precisa ter um gerenciamento para que você saiba o que oferecer ao seu cliente e saber o que solicitar novamente ao seu fornecedor.
Sabendo qual peça de roupa vende mais, e a que vende menos, você já desenha o que seus clientes mais gostam, evitando assim comprar peças que ficaram presas no estoque, segurando o seu capital de giro.
4. Divulgue sua venda de roupas online nas redes sociais
As redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp são campeãs em vendas para os e-commerces.
O Instagram é a rede social que mais engaja nos tempos atuais, e com certeza a venda de roupas online precisa marcar presença na plataforma.
O Facebook em algumas regiões é muito utilizado para grupos de vendas, então nós indicamos que você mantenha presença e divulgue por lá também.
5. Capriche na descrição das roupas
Informações básicas sobre cor, tamanho, modelo e tecido, são fundamentais na hora de postar as peças disponíveis para a venda no catálogo ou no post.
Vale a pena investir em vídeos descontraídos ou contando uma historinha sobre aquela peça, as pessoas amam histórias! Você pode falar da origem daquele vestuário, como ele evoluiu ao longo do tempo e adicionar o diferencial para chamar atenção da sua persona.
6. Invista em imagens de boa qualidade
Para ter boas vendas de roupas no online, além de boa gestão de estoque, bons fornecedores e divulgação nas redes sociais e etc, você precisa que as imagens das peças sejam fiéis ao produto e que chamem atenção.
É comprovado que o algoritmo do Instagram, por exemplo, entrega uma imagem bem feita para mais pessoas que se interessam e estão em busca do que você está oferecendo, do que uma publicação com uma imagem mal feita ou feita de qualquer jeito.
Se puder, invista em fotos com profissionais e modelos usando as peças para que seus clientes conheçam bem as roupas antes de comprá-las e garantir que não se arrependam.
7. Tenha um catálogo digital
O Meu Catálogo Digital tem tudo que sua loja de vendas de roupas online precisa: a gestão do estoque, as imagens bem posicionadas e espaço para descrições dos produtos.
Os pedidos são facilmente são realizados por quem acessa a sua loja e consequentemente, por ser de fácil manuseio, todos saem ganhando com as vendas de roupas online.
Monte seu Catálogo Digital e receba pedidos dos seus clientes pela Internet através do WhatsApp em menos de 5 minutos, sem burocracia, de forma fácil e bem dinâmica.
Além de ser completo, o Meu Catálogo Digital é referência no mercado, e oferece diversos planos no que diz respeito a preços e tipos, abrangendo qualquer tipo de empreendedor.
Clique e contrate o plano que melhor encaixa na sua necessidade e condição de pagamento e comece a agora ter lucro com a sua venda de roupas online hoje mesmo!