Sempre que um ano acaba, é a hora de se programar e criar metas para o novo ano que está chegando. E o planejamento financeiro anual é parte fundamental na jornada do empreendedor que acorda todos os dias em busca de sucesso profissional e pessoal.
Isso mesmo, o planejamento financeiro empresarial deve estar atrelado aos seus planos, projetos e metas de vida, já que se trata de um ítem de organização indispensável para ver o crescimento saudável do negócio.
Para você que quer entender como funciona um planejamento financeiro e por onde começar a fazer um, saiba que ele vai te ajudar a ter um ano tranquilo e com sua conta no azul.
Continue lendo este passo a passo que criamos te explicando e ajudando com tudo que você precisa saber para começar essa etapa tão importante do crescimento empresarial que é o seu planejamento financeiro para 2022.
Passo a passo para um planejamento financeiro em 2022
Sua equipe deve estar alinhada em tudo, inclusive em relação às metas e objetivos da empresa para que as etapas sejam concluídas com sucesso.
Portanto, é de bom gosto que você compartilhe com os gestores e funcionários da sua empresa o nosso passo a passo abaixo.
Passo 1: saiba em que situação a sua empresa está
Faça um levantamento de tudo que a empresa tem a pagar e o que tem a receber, o montante em caixa disponível e os prazos para pagamentos que tem que cumprir. Esse é o ponto inicial para a elaboração de um planejamento financeiro.
Antes de passar para o próximo passo, é interessante que você tenha em mente que quanto mais conhecimento e riqueza de detalhes administrativos da empresa, melhor para um planejamento financeiro bem elaborado.
Passo 2: documente tudo o que achar relevante
Além do fator contas a pagar e receber, avalie outros aspectos do seu negócio, como:
- Tempo de mercado;
- Pontos positivos e pontos negativos da empresa;
- Tipos de produtos ou serviços que a empresa oferece e seus preços;
- Público alvo se está dialogando com a persona do projeto da empresa;
- Como funciona a comunicação com os clientes.
Documentar esses pontos é importante para montar a estratégia de vendas, definir metas e avaliar os motivos pelos quais os clientes não estão voltando após a primeira compra.
Passo 3: considere quais são os seus objetivos para o ano
A criação dos seus objetivos devem ser estratégicas para que eles estejam alinhadas com o seu plano financeiro.
Por exemplo: Se você tem muita inadimplência por causa de vendas arriscadas como aquelas que são feitas por carnê, boleto, ou nota promissória, crie substituições como parcelamento no cartão de crédito.
Mesmo que você tenha uma pequena diminuição do lucro por causa da taxa administrativa do cartão, as vendas no cartão de crédito aumentam o seu fluxo de caixa.
Com isso, as vendas pelo cartão e menos no crediário diminui as chances de inadimplência dos seus clientes e de precisar fazer ajustes e correções no seu planejamento financeiro em 2022.
Passo 4: trace metas de curto, médio e longo prazo
Todo planejamento deve ter antes de tudo, um objetivo e a partir dele, ter metas. As trace levando em consideração o tempo em que cada uma delas deverá ser atingida.
Você pode ter várias metas, e uma auxiliando a chegar na próxima. Existem metas a serem cumpridas em curto prazo, outras a médio e a longo prazo.
Financeiramente falando, a ordem é que as mais necessárias para o seu crescimento profissional sejam estabelecidas para o curto prazo. Como adquirir algo que vai ajudar você a lucrar mais, e alcançar as metas de médio e longo prazo.
Toda meta batida é um investimento que você faz na sua carreira. Pequenas metas foram um aglomerado de objetivos alcançados.
Seja ela pequena ou grande, todas as metas são importantes no planejamento financeiro.
Leia também: Como calcular o preço de venda passo a passo!
Passo 5: tenha sempre um plano B
Quando começou a pandemia de Covid-19, muitas empresas entraram em desespero, pelo motivo delas não terem um plano B para os seus negócios, principalmente às empresas que não tinham sua loja no digital.
Neste caso, ter o plano B para continuar vendendo sem prejudicar completa ou parcialmente o seu planejamento financeiro, se baseou em criar um catálogo de vendas online. Todos os nichos de empresas abriram os seus e-commerces.
E com a mudança de cenário tão repentinamente, hoje, após 2 anos de Pandemia, o e-commerce é o ambiente onde acontece a maior parte das vendas de muitas empresas.
Portanto, ter um site de vendas como o Meu Catálogo Digital deve estar entre as prioridades da sua empresa, já que nele além de vender on-line através de um link e de forma super fácil e prática.
Você tem controle do estoque na palma da sua mão, o recebimento de pagamentos das compras seu cliente faz de forma segura,o suporte é 24 horas, além de muito mais benefícios com o intuito de fazer a sua empresa crescer e seu lucro aumentar.
Passo 6: Tenha controle financeiro
No planejamento financeiro para 2022 seja definido quais os custos fixos da empresa (aluguel, água, energia, funcionário, seu salário) e os custos variáveis (marketing, embalagem, matéria prima).
Some todos os valores e divida pela quantidade de dias do mês, lembrando que uma loja online, ou um site de vendas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O resultado disso é mínimo que você deve vender de produto ou serviço por dia para ficar com sua empresa no azul.
Se você não consegue tempo para cuidar dessas tarefas, procure um contador para fazer junto com você o seu planejamento financeiro de 2022, sabendo que o mesmo poderá ser alterado durante o ano a depender do cenário.
Assine a nossa newsletter para receber dicas como essas e muito mais, que vão te deixar por dentro dos melhores conteúdos para te ajudar como empreendedor, a crescer no seu negócio.