7 dicas para criar um bio para Instagram e atrair mais clientes!

7 dicas para criar um bio para Instagram e atrair mais clientes!

Apesar de muitos não darem a devida atenção, a bio do Instagram é algo essencial para o sucesso dos seus negócios e, principalmente, para conquistar mais clientes.

Já ouviu o ditado “primeira impressão é a que fica”? Pois é, isso não seria diferente no Instagram, principalmente no mundo em que todos estão com pressa o tempo todo.

Ter as informações principais sobre quem você é, o que você faz, seu objetivo, de qual cidade você é, telefone, entre outras, é fundamental para atrair clientes.

Neste arquivo você vai aprender a criar uma Bio perfeita para atrair mais clientes e seguidores para sua página no Instagram.

Continue a leitura para aprender com as dicas que preparamos especialmente para você.

7 dicas para criar uma bio incrível no instagram

Bio no Instagram é a forma reduzida da palavra biografia, que é aquele texto em negrito que fica abaixo do seu nome.

Você pode incluir hashtags, emoji e link para alguma página externa ao Instagram, no local apropriado para isso. Pode ser, por exemplo, o seu link do Meu Catálogo Digital.

Ali na Biografia, as pessoas verão imediatamente um resumo da conta, onde o visitante vai saber se aquela página lhe interessa, por isso a bio do Instagram precisa ser muito bem estruturada.

Aprenda passo-a-passo com nossas dicas.

1. Foto de Perfil

A foto do perfil de uma bio no Instagram precisa ser bem nítida, principalmente porque o espaço reservado para ela é pequeno, por isso escolha uma foto com fundo liso.

O lead, seguidor ou suposto cliente interessado em seus serviços precisa conhecer bem os seus traços.

Se o perfil for de loja ou empresa, vale a regra de imagem de qualidade e sem muitos ruídos, nítida, e pode ser apenas a logomarca da loja.

Em muitas lojas virtuais, a imagem da dona ou do dono é muito forte. Então se as pessoas ligam a sua imagem à sua loja, é bom e não tem problema que a foto de perfil da bio da sua loja virtual seja a sua própria foto. 

2. Dê informações importantes

De forma abreviada, mostre na bio do Instagram qual o objetivo daquele perfil.

Você pode usar Hashtag. Ex.: #roupafeminina / #Oculosdesol / #Serviçoscontábeis

A bio do Instagram tem apenas 150 caracteres disponíveis de espaço para você descrever de forma rápida, objetiva e atrair o interesse de quem passa por lá.

3. Seu nome / nome da loja

O nome principal que deverá ser o da sua marca, vai ficar em negrito logo abaixo da foto de perfil.

Escolha algo fácil e marcante, com personalidade, que você possa usar até 30 caracteres e evite enfeitar demais, siga a regra de um nome sem poluição visual para a sua bio do Instagram.

4. Contato

Facilite a vida do cliente e coloque todos as formas de lhe encontrar facilmente, na sua bio. 

A pessoa que está do outro lado da tela, olhando o seu perfil, precisa ter facilmente o seu contato, ou você perderá uma ou mais vendas.

Existem campos específicos para e-mail, telefone, loja, mensagem na bio do Instagram.

No campo link, você pode colocar o seu site, ou gerar link de WhatsApp para contato,

Dessa forma, o cliente tem tudo que precisa nas mãos para entrar em contato com sua empresa.

Entenda: você facilitou a vida da pessoa interessada e a compra acontece porque ela nem teve tempo de pensar enquanto procurava uma forma de falar com o estabelecimento.

Resumindo: essa facilidade que você dá ao seu cliente de te achar, de saber de qual cidade você é e o que você vende logo de cara, gera mais vendas! Então jamais deixe de colocar os contatos na sua bio do Instagram.

5. Link na Lio

O Instagram disponibiliza um espaço que a sua empresa ou você, pode utilizar para levar o lead para qualquer página fora ou dentro da própria plataforma.

O link na bio é muito utilizado para CTA´s (Call to Action) – Chamada para Ação, você preenche o link com o que quer que o seu seguidor veja de mais importante.

Você pode utilizá-lo para que a pessoa interessada fale diretamente com você no WhatsApp, ou para um site, um vídeo que tenha URL própria, como uma postagem que você queira dar destaque ou o link de um e-book.

Como preencher este campo:

  • 1° Copie o link do que você quer;
  • 2° Siga os passos no instagram: editar perfil > cole o link copiado no campo “site” > salve.

Viu como é fácil? Não deixe este campo vazio, aproveite todas as opções na bio do Instagram. Quanto mais você usar os recursos que o Instagram disponibiliza, mais chances de um bom engajamento e isso significa mais vendas.

6. Endereço

Tão importante quanto o nome e o contato, é o endereço da loja.

Quando você pensar em montar a bio do seu instagram, preencha imediatamente o seu nome ou o nome da loja e depois o endereço ou no mínimo a cidade do estabelecimento.

Assim como tem um link clicável para sites externos, o Instagram lhe dá a opção de você colocar o endereço diretamente do mapa e o link fica clicável.

Quando alguém clicar neste link, vai levá-la ao mapa via satélite, e essa ação facilita muito a vida do cliente.

Se você é um prestador de serviço, por segurança, evite colocar o endereço completo, mas não deixe de colocar ao menos o nome da cidade em que reside.

O Perfil do Meu Catálogo Digital é um exemplo de bio completa para empresa de prestação de serviços virtuais, por isso o endereço deixa de ser tão importante .

7. Utilize Emojis

Emojis são aqueles desenhos que tem no teclado e que você pode incluir no texto para deixar ele mais fofinho.

Os emojis na bio do Instagram te permitem criar uma identidade visual à sua marca.

Bichinhos, frutas, bonecos, etc. Os emojis são muito bem vindos, use os que tem a ver com o seu nicho, e não vá usar sem critérios, pois pode deixar o objetivo real de lado.

Criar uma biografia para o Instagram não é complicado, aliás, é bem simples se você seguir as dicas que acabamos de oferecer. Com o tempo, você também vai percebendo o que pode melhorar e vai modificar a bio até ela ficar perfeita para o seu negócio.

Leia nosso artigo com dicas infalíveis de como aumentar o engajamento no Instagram de forma prática.